Civilização:conjunto de instituições, técnicas, saberes, costumes, creças, etc., que caracterizam uma sociedade ou um grupo de sociedades determinadas.
Igreja Romano-Cristã:termo que designa o Cristianismo e suas hierarquiais sacerdotais, após a sua ascensão a igrja oficial do Estado imperial Romano.
Época Clássica:período da Antiguidade que corresponde aos séculos de nascimento e desenvolvimento das civilizações grega e romana. Cronologicamente, estende-se do início do 1º milénio a.C. até 476 d.C., data da queda do Império Romano do Ocidente.
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
conceitos da unidade 3
conceitos da unidade 2
Império:conjunto de diversos territórios, com diferentes nações e culturas, geralmente adquiridos por conquista que estão suburdinados à autoridade de um único governo(Estado), o qual exerce o domínio político e a exploraçao económico.
Magistrturas:cargos superiores de funcionalismo público e do exército nos quais era delegado algum poder do estado(potestas ou imperium).
Direito:conjunto de leis e de normas jurídicas que governam um povo ou estado e que regulam as relações sociais. O comportamento da lei é garantido pela ação coersiva do estado, o que distingue estas normas das morais, religiosas e sociais.
Municipio:cidade do Império Romano, em Itália ou nas províncias, cuja organização admistrativa interna era semelhante à da capital do império-Roma.
Pragmatismo:filosofia ou corrente de pensamento que valoriza o senso comum, ou juízo prático e objetivo, como orientação de vida.
Urbanismo:estudo sistematizado da cidade que inclui o conjunto de medidas técnicas, admistrativas, económicas e sociais necessárias a sua planificação e desenvolvimento(ruas, praças, templos, aréas de lazer, abastecimento de água, rede de esgotos).
Fórum:principal praça pública das cidades romanas, onde se encontravam os mais importantes templos e edifícios púplicos.
Romanização:alto ou efeito de romanizar, isto é, adaptar aos costumes e cultura dos romanos.
Aculturação:alto de assimilação de uma cultura por outra diferente, fenómeno resultante do contato direto e contínuo entre grupos de indivíduos de culturas diferentes.
domingo, 25 de setembro de 2011
Nova Historia: Conceção da História, surgida a partir da revista Annales (1929), que é a primeira tentativa da história total, através da valorização de novos objectos, como as mentalidades, os marginais, a familia, a morte, o presente ... A Historia Nova assenta no novo conceito de documento , no alargamento dos âmbitos cronologico e geografico, no recurso a novas metodologias e na interdisciplinaridade.
Diacronia: Eixo coordenador do tempo que se revele ao desenvolvimento ou sucessão de acontecimentos.
Soncrinia: Eixo coordenador do tempo que se refere as simultaniedades de factos ou fenómenos históricos.
Fonte Histórica: Vestigios do passado que são evidencias das actividades, das ideias e as crenças dos seres humanos de outras épocas, possibilitando aos historiadores construir o conhecimento sobre a Humanidades nessas épocas.
Cronologia: Ciência que trata fixação das datas de ocorrências de factos historicos, das divisões do tempo da ordem e sucessão dos acontecimentos. A cronologia assenta em convenções e regras próprias .
Periodização: Na Historia tradicional, refere-se à divisão do tempo histórico em periodos mais ou menos longos,transcorridos entre duas datas ou factos marcantes. Na História Nova , as periodizações são feitos a partir de criterios como :as formas de vida, as tecnologias, as mentalidades, a organização politica, economia e social.
Patrimonio: Conjunto de bens materiais e culturais transmitidos pelos anrepassados. O patrimonio deve ser preservado e valorizado pelo Estado e pelos cidadaos, pois constitui uma herança coletiva, nacional e da Humanidade.
Efeito: Resultado ou consequencia de um facto ou acontecimento.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
JOSÉ ESTALINE
Antes da Revolução Russa de 1917, Estaline era uma figura menor no interior do partido, mas teve uma ascensão rápida e em Novembro de 1922 tornou-se secretário-geral do Comité Central, um cargo que lhe deu uma base de poder para vir a exercer um regime ditatorial. Após a morte de Lenine, verificada em 1924, tornou-se a figura dominante da política soviética.
Em 1928 iniciou um programa de industrialização intensiva e de colectivização da agricultura, impondo uma violenta reorganização social. Nos anos 30 consolidou a sua posição através de uma política de terror. Como arquitecto do sistema totalitário soviético, destruiu as liberdades individuais e criou uma poderosa estrutura militar e de policiamento. Mandou prender, deportar e executar opositores em massa, ao mesmo tempo que cultivava o culto da personalidade como arma ideológica. A acção persecutória de Estaline estendeu-se mesmo a território estrangeiro, uma vez que ordenou o assassinato de Trotsky, então exilado no México.
Em 1939, assinou com Hitler um pacto de não-agressão. Mas a invasão da União Soviética pelas forças alemãs, em 1941, levou-o a aliar-se ao Reino Unido e aos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Sob a sua direcção, o exército soviético conseguiu fazer recuar os invasores e ocupar terras na Europa Oriental, contribuindo decisivamente para a derrota da Alemanha.
Com a sua esfera de influência alargada à metade oriental da Europa, Estaline foi uma personagem chave do pós-guerra. Dominando países como a República Democrática Alemã, a Checoslováquia e a Roménia, estabeleceu a hegemonia soviética no Bloco de Leste e rivalizou com os Estados Unidos na liderança do mundo.
ANTÓNIO SALAZAR
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Adolf Hitler
Torna-se cabo e ganha duas vezes a Cruz de Ferro por bravura. Em 1919 filia-se ao Partido Operário Alemão (DAP), organização nacionalista anti-semita, e em 1921 passa a chefiá-lo, transformando-o em Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), apelidado de "nazi". É preso em 1923, durante nove meses, após uma tentativa de golpe de Estado - o putsch de Munique. Na prisão, escreve Mein Kampf (Minha Luta), em que expõe suas idéias.
Com a Alemanha em grave crise econômica, milhões de desempregados aderem ao nazismo. Em 1933, Hitler torna-se cidadão alemão e é nomeado chanceler pelo presidente Hindenburg. Com a morte dele, Hitler instaura uma ditadura e assume o papel de führer (guia do povo alemão).
Começa então sua expansão militar, a princípio tolerada pelas potências ocidentais. Com a invasão da Polônia em 1939, tem início a II Guerra Mundial. Hitler anexa vários países da Europa e ordena o extermínio de judeus - cerca de 6 milhões são mortos. Quando as tropas soviéticas cercam Berlim, em abril de 1945, suicida-se minutos depois de se casar com a amante Eva Braun.
Francisco Franco
Ascende rapidamente na carreira até 1931, quando o rei Alfonso XIII abdica e um governo republicano de orientação esquerdista o substitui. Em 1933, Franco já é chefe do Estado-Maior do Exército, mas identifica-se com a oposição ao governo.
Em junho de 1936, lidera os militares contrários ao governo e dá início à Guerra Civil Espanhola. Com a ajuda da Alemanha e da Itália, que tinham afinidades ideológicas com a direita espanhola, vence a guerra em 1939.
Com a derrota do Eixo, fica isolado na Europa e é hostilizado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Em 1947 declara a Espanha uma monarquia e assume o cargo de regente vitalício. Em 1969 nomeia seu sucessor o príncipe Juan Carlos I, neto do antigo rei Alfonso XIII. Após a morte do ditador, em Madri, Juan Carlos I assume o trono e promove a redemocratização do país
Benito Mussolini
Quando a Itália entra na I Guerra Mundial em 1914, Mussolini mostra-se favorável à decisão, contrariando a deliberação do partido, e por isso é expulso. Serve na guerra como soldado e volta à vida civil com idéias anti-socialistas.
Em Milão, funda em 1919 um movimento nacionalista chamado Fascio de Combatimento, que depois evoluiria para o fascismo. Em 1922, com seus seguidores, os "camisas negras", organiza a Marcha sobre Roma, demostração de força que origina um convite do rei Vitório Emmanuele III para encabeçar um novo governo. Como primeiro-ministro, controla o sistema sindical, proíbe greves e persegue a imprensa livre.
Em 1929 estabelece um regime de partido único. Em 1940 alia-se à Alemanha na II Guerra Mundial e sofre várias derrotas militares. Quando os Aliados invadem a Itália em 1943, é derrubado e preso pelos próprios correligionários. Libertado pelos nazistas, em 1945 é recapturado e morto por guerrilheiros italianos
Etiquetas
- 1º Replublica Portuguesa (1)
- Arte Nova (1)
- História (1)
- Modúlo 4 (4)
- SURREALISMO (1)